FIFA bateu o martelo e reconheceu Palmeiras como primeiro campeão do mundo
A FIFA reconhece o Palmeiras como o primeiro campeão mundial de clubes. Em 2021, nas vésperas da final do Verdão contra o Chelsea, a entidade máxima do futebol realizou um entrevista com Rony, na qual confirmou o título da Copa Rio de 1951.
“A oportunidade de igualar seus maiores rivais Corinthians (em número de títulos) lhe dá motivação extra?”, foi questionado o atacante palestrino na entrevista.
A entidade fez um breve resumo da história do clube na publicação, citando títulos como os do Brasileirão e os da Copa Libertadores. Mas, o que ganhou destaque mesmo foi o campeonato mundial, cuja realização era tida como um sonho anteriormente.
“O sonho de um campeonato mundial foi sonhado e discutido durante anos por algumas das principais figuras do futebol – Jules Rimet, Ottorino, Barassi and Stanley Rous – e foi finalmente organizado em 1951, no Brasil, que havia recentemente recebido a Copa do Mundo”, diz as palavras da organização.
FIFA chancelou título do Palmeiras
A organização do torneio não foi feita pela FIFA. A entidade, contudo, deu o aval para a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), federação que organizava o futebol nacional, para colocar em prática a competição que recriaria a Copa do Mundo de 1950, perdida pelo selecionado canarinho em casa.
O Verdão, então, passou pelos principais times do planeta e bateu a Juventus na final, diante de mais de 100 mil pessoas, que celebraram a conquista como se fosse do próprio Brasil – afinal, um ano antes o país havia passado pelo Maracanazo.
Comentários estão fechados.