Como foi o Palmeiras na década de 70?
A década de 1970 do Palmeiras é marcada por duas fases. Na primeira metade do período entre os anos 71 a 80, o Verdão se manteve no topo, dando continuidade aos êxitos da década anterior. Já na segunda parte, o clube entrou em um declínio que só teria fim na ‘Era Parmalat’. Os números no Brasileirão ilustram bem esse retrospecto.
Em 72 e 73, a Segunda Academia, que tinha nomes como Leão, Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia, Leivinha, entre outros, conquistou o que representam o quinto e o sexto títulos brasileiros da história do clube, respectivamente.
Já na metade final da década esse mesmo sucesso não foi alcançado. A Segunda Academia chegou ao fim e o Alviverde entrou em uma fase negativa de um longo período sem troféus, que só seria encerrado em 1993, com o Paulistão.
De acordo com dados da página ‘Futebol em Números’, o Palestra foi o quarto time com maior pontuação no Campeonato Brasileiro na década de 70: 329 pontos. Com 113 vitórias e 331 gols marcados, o clube também ocupou a quarta colocação nos respectivos quesitos.
Em comparação com a década anterior, de 1960, o Verdão teve números melhores por conta do maior volume de jogos. Mas, em termos de conquistas, a Primeira Academia conseguiu superar o Santos de Pelé na maior competição do país.
Palmeiras domina no Campeonato Brasileiro
Quando se fala em Brasileirão é impossível não citar o Palmeiras, o maior campeão brasileiro, com onze troféus conquistados.
O Alviverde Imponente é, inclusive, o atual vencedor da competição e é um forte candidato a faturar o bicampeonato neste ano, ampliando ainda mais sua hegemonia no campeonato.
Comentários estão fechados.