Palmeiras comemorou aniversário de título sobre Santos de Pelé nesta semana
No dia 29 de dezembro de 2022, o mundo perdeu o Rei do Futebol, pois aos 82 anos, Pelé não resistiu e faleceu. O ex-jogador era um verdadeiro craque de bola e levou o Santos a grandes feitos quando estava no clube, aliás, a equipe santista era muito difícil ser batida.
Contudo, na última terça-feira (10) completou 63 anos da conquista do Palmeiras do Campeonato Paulista de 1959, competição que ficou muito conhecida como “Super Campeonato Paulista” pelo equilíbrio e qualidade técnica no torneio.
O time do Palmeiras era comandado pelo histórico treinador Oswaldo Brandão e no dia 10 de janeiro de 1963, o Verdão encarou o Santos, no Pacaembu, no terceiro jogo de desempate do Campeonato Paulista. Sobretudo, o Peixe comandado por Pelé, abriu o placar com gol do próprio rei do futebol, mas Julinho Botelho e Romeiro buscaram a virada para dar o título ao Alviverde.
Naquela época, o torneio estadual era disputado por 20 equipes do interior e da capital em formato de pontos corridos, em dois turnos, como o Brasileirão dos dias de hoje. O Verdão fez uma grande campanha na primeira fase, somando 29 vitórias em 38 jogos disputados. Aliás, o Alviverde aplicou diversas goleadas, como um 6 a 1 sobre o São Paulo e um 5 a 1 sobre o próprio Santos.
Título muito disputado
Em contrapartida, o Peixe, do Rei Pelé, somou a mesma quantidade de pontos do Alviverde. Dessa forma, de acordo com o regulamento daquela época, o desempate seria uma partida entre as duas equipes empatadas na liderança, ou seja, Santos e Palmeiras. No entanto, os times empataram os dois primeiros jogos e diferente do que acontece hoje que existe pênalti e prorrogação, quando se empatava acontecia um novo jogo. Dessa forma, no dia 10 de janeiro, de virada, no terceiro embate, o Verdão ficou com o título.
Comentários estão fechados.