62 anos atrás o Palmeiras levava o seu primeiro Brasileiro
Nesta quarta-feira (28), o Palmeiras celebra a conquista do primeiro título brasileiro de sua história. Há exatamente 62 anos, o clube venceu a Taça Brasil de 1960, competição que tempos depois seria finalmente reconhecida como Campeonato Brasileiro.
Naquele 28 de dezembro, o Verdão aplicou sonoros 8 a 2 no Fortaleza para confirmar o título na presença de 40 mil torcedores no Pacaembu. O jogo de ida já havia sido vencido por 3 a 1 por Ademir da Guia e companhia.
A competição foi disputada por 17 times em sistema eliminatório, com partidas de ida e volta. Antes de bater o Tricolor cearense, os comandados do técnico Oswaldo Brandão superaram outra equipe de três cores em um confronto emocionante.
O Palestra não conseguiu sair do 0 a 0 com o Fluminense, na capital paulista. A vaga na grande decisão só veio após a vitória por 1 a 0 sobre os cariocas, no Maracanã.
O Alviverde ganhou o direito de disputar o torneio por ter conquistado o Campeonato Paulista do ano anterior. E graças a Seleção Paulista, campeã do Brasileiro de Seleções de 1959, o clube entrou na competição já nas fases decisivas, conforme estipulado pela CBD (atual CBF), organizadora do campeonato.
Palmeiras buscará mais um título do Brasileirão em 2023?
Na última temporada, o Verdão tratou a conquista da maior competição nacional como prioridade, uma vez que a taça era a única – dentre as de maior importância – que Abel Ferreira e sua comissão técnica ainda não haviam ganho desde que chegaram ao Allianz Parque.
Em 2023, o clube entrará como um dos favoritos para vencer o Brasileiro novamente, assim como no Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, os outros torneios a serem disputados.
Comentários estão fechados.