Palmeiras completa 50 anos do primeiro título da 2ª Academia
Há exatos 50 anos, o Palmeiras conquistava o Brasileirão de 1972, a primeira conquista da Segunda Academia, um dos esquadrões mais marcantes da história do clube. No dia 23 de dezembro daquele ano, o Verdão empatou em 0 a 0 com o Botafogo e ficou com um das onze taças que possui da competição.
Dono da melhor campanha, o Alviverde entrou em campo jogando pelo empate. E foi o que aconteceu. Mesmo com a igualdade sem gols, Ademir da Guia e companhia sagram-se campeões do que então significava o quinto título brasileiro da história palestrina.
Na época, a competição era disputada em um sistema diferente dos pontos corridos de hoje. A primeira fase era composta por 26 times, divididos em quatro grupos de sete ou oito equipes, que se enfrentavam em turno único. Os quatro melhores avançavam de fase.
Com 14 vitórias, 8 empates e somente 3 derrotas, o Verdão foi para a segunda etapa do torneio sem dificuldades. Depois, passou para as semifinais em um grupo que tinha São Paulo, Coritiba e América-RJ.
Nas semis, o Palestra, detentor da melhor campanha, empatou com o Internacional em 1 a 1 e garantiu um lugar na decisão. Na final, o empate sem gols com o Glorioso fez a alegria de quase 60 mil pessoas presentes no Morumbi.
A campanha geral do clube foi de 16 vitórias, 10 empates e 4 derrotas em 30 jogos disputados. Além de 46 gols marcados e 19 sofridos.
Título marcou uma geração histórica do Palmeiras
Pouco depois da Primeira Academia, o segundo esquadrão histórico do clube se consolidava como um dos maiores times de todos os tempos.
Sob o comando técnico de Ademir da Guia, o Divino, entraram para os patamares mais altos do Verdão nomes como Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda, Zeca, Edu Bala, Nei e César Maluco.
Comentários estão fechados.