FIFA impede que Palmeiras seja Campeão Mundial
O Palmeiras foi vencedor da Copa Libertadores Feminina, após bater o Boca Juniors, da Argentina, por 4 a 1, na grande decisão do torneio.
Em campanha continental perfeita, o Alviverde conseguiu seis jogos e seis vitórias na competição, vencendo de forma inédita o campeonato.
No futebol masculino, quando a equipe vence a Libertadores, se classifica automaticamente para o Mundial de Clubes, algo que não acontecerá no futebol feminino, por determinação da FIFA.
Embora não exista o Mundial de Clubes Feminino neste momento, em 2021, membros da FIFA comentaram sobre p torneio estar em pauta na federação. ”Caso o conceito bienal da Copa do Mundo seja implementado, uma sugestão seria organizar a Copa do Mundo de Clubes feminino em um ciclo bienal com início em 2024. Isso seria permitir que a Fifa use o ímpeto da Copa do Mundo feminina de 2023 [na Austrália e Nova Zelândia] como um trampolim para o lançamento da nova competição de clubes e garantiria a realização de um grande evento de futebol feminino a cada ano, alternando clubes e exposição da seleção nacional no nível mais alto”, disseram membros da organização.
A FIFA também alega que precisa ter campeonatos femininos para definir os campeões da Ásia. “Antes de pensar em um campeonato mais amplo é preciso dar tempo para que Concacaf, AFC [Ásia] e a Oceania criem seus campeonatos continentais femininos, que seriam classificatórios para a Copa do Mundo de Clubes”, diz o estudo da FIFA.
O Palmeiras disputou a Libertadores pela primeira vez no futebol feminino. Em sua estreia, a equipe já conseguiu vencer o troféu. A equipe vem investindo cada vez mais na modalidade e possui patrocinadores específicos para o time.
Confira a campanha do Palmeiras na Libertadores Feminina
Primeira fase
14/10 – Palmeiras 3 x 0 Libertad Limpeño-PAR – Estádio Banco Guayaquil
Gols: Duda Santos, Byanca Brasil e Bia Zaneratto
17/10 – Ind. Dragonas-ECU 0 x 7 Palmeiras – Estádio Rodrigo Paz Delgado
Gols: Ary Borges, Andressinha (duas vezes), Byanca Brasil, Bia Zaneratto e Bruna Calderan (duas vezes)
20/10 – Palmeiras 2 x 1 Universidad de Chile-CHI – Estádio Rodrigo Paz Delgado
Gols: Carol Rodrigues e Poliana
Quartas de final
23/10 – Palmeiras 2 x 1 Santiago Morning-CHI – Estádio Rodrigo Paz Delgado
Gols: Katrine e Day Silva
Semifinal
26/10 – Palmeiras 1 x 0 América de Cali-COL – Estádio Rodrigo Paz Delgado
Gol: Ary Borges
Final
28/10 – Palmeiras 4 x 1 Boca Juniors-ARG – Estádio Rodrigo Paz Delgado
Gols: Ary Borges, Byanca Brasil, Poliana e Bia Zaneratto
Comentários estão fechados.