Palmeiras não brinca em serviço e pode disputar o Mundial de Clubes
Eliminado nas semifinais da Libertadores, o Palmeiras não jogará a próxima edição do Mundial de Clubes da FIFA. Contudo, caso o formato da competição mude, conforme o desejo da entidade máxima do futebol, o Verdão passaria a ser um dos representantes brasileiros no torneio.
Atualmente, o campeonato é disputado entre sete clubes, os campeões das principais competições continentais da CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do representante do país-sede (campeão do país organizador).
O projeto da FIFA é que esse formato seja alterado. A ideia é fazer uma verdadeira Copa do Mundo de clubes. Serão 24 vagas distribuídas para as confederações continentais, com cada uma das entidades definindo o sistema de classificação para a competição.
A CONMEBOL não tem uma definição quanto a isso. Mas, o que se especula é que duas das seis vagas a que a confederação terá direito seriam destinadas aos dois últimos campeões da Copa Libertadores.
Dessa forma, o Verdão, bicampeão da Liberta em 2020 e 2021, estaria credenciado para jogar o Mundial que será disputado no começo de 2023, caso essa mudança no sistema de disputa do torneio aconteça.
Palmeiras está no caminho do próximo Mundial
Em busca do título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já garantiu um lugar na próxima edição da Liberta. O Verdão é o único time do Brasil com vaga certa na fase de grupos da próxima edição do torneio continental.
Na ponta da tabela de classificação com 67 pontos conquistados, o Alviverde não corre mais o risco de ficar de fora da principal competição do continente em 2023, que é caminho para o Mundial de Clubes.
Comentários estão fechados.