Juiz envolvido em polêmica que deu título ao Flamengo apita jogo do Palmeiras
No domingo (18), às 18h30, o Palmeiras enfrenta o Santos no Allianz Parque pela 27ª rodada do Brasileirão. Quem apitará o clássico será o goiano Wilton Pereira Sampaio, árbitro Fifa e um dos representantes do país na Copa do Mundo do Catar.
O juiz será auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). Enquanto a paulista Daiane Carolina Muniz do Santos (Fifa) ficará responsável pelo VAR.
No meio de semana, Wilton apitou o jogo de volta entre Flamengo e São Paulo, volta das semifinais da Copa do Brasil, no qual os cariocas levaram a melhor por 1 a 0.
Quanto ao Verdão, o experiente árbitro de 40 anos atuou em 35 partidas, sendo 13 vitórias palmeirenses, 12 empates e dez derrotas.
No Allianz Parque, apitou em nove oportunidades. Foram três vitórias do alviverdes, três empates e outras três derrotas. O último jogo foi contra o Atlético-MG, no primeiro turno do Brasileirão.
Será o segundo Clássico da Saudade dele no estádio. Ele atuou no empate por 1 a 1 pelo Brasileiro de 2016, ano de eneacampeonato do Palestra na competição.
Árbitro do jogo do Palmeiras tem polêmica envolvendo Flamengo
Wilton foi o juiz do empate por 0 a 0 entre Inter e Corinthians pela última rodada do Brasileirão 2020, no Beira-Rio, jogo que ficou marcado pelo gol anulado de Edenilson aos 51 minutos do segundo tempo.
Na época, os Colorados disputavam o título com o Flamengo, que acabou ficando com a taça.
O Inter reclamou veementemente da atuação do árbitro. Na primeira etapa, ele assinalou um pênalti para os gaúchos, mas mudou de decisão após revisão no VAR.
Depois, na etapa final, marcou uma falta duvidosa do centroavante Abel Hernández em Cássio em dividida pelo alto – um lance que terminou em gol para os donos da casa. Como a jogada já estava parada, não pode ser checada pelo árbitro de vídeo.