Ex-Verdão é o único brasileiro que restou no Shakhtar Donetsk
Lucas Taylor, lateral-direito de 27 anos revelado no Verdão, é o único representante brasileiro no elenco do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O clube conhecido por ser o destino de tantos “brazucas” acabou sofrendo os impactos da guerra do país com a Rússia e perdeu uma grande quantidade de atletas estrangeiros.
Há sete meses, o Shakhtar contava com 14 jogadores nascidos no Brasil. Nos últimos 20 anos, foram 36 jogadores que chegaram a vestir a camisa da equipe ucraniana, sem contar os que se naturalizaram para defender a seleção do país.
Atualmente, Taylor é o único brasileiro do elenco do time de Donetsk e um dos nove que atuam na primeira divisão da Ucrânia. Na temporada passada, por exemplo, esse número de jogadores que atuavam na liga era de 26.
O lateral-direito de 27 anos foi revelado pelo Palmeiras em 2015 e vestiu o manto palestrino em quatro oportunidades. Sem espaço, foi emprestado para diversas equipes até deixar a Academia de Futebol em definitivo.
O Shakhtar é o atual segundo colocado do Campeonato Ucraniano, com 10 pontos em quatro partidas disputadas. Na Liga dos Campeões, o time disputa uma das duas vagas do Grupo F, que é composto por Real Madrid, RB Leipzig e Celtic.
Lucas Taylor no Verdão
Cria da Academia, Taylor é da mesma geração de Gabriel Jesus, tendo sido promovido ao profissional junto com o atacante, em 2015.
O lateral disputou três jogos com o manto palestrino, mas, sem espaço, acabou sendo emprestado em diversas oportunidades. Passou por Criciúma, Paraná, Red Bull Brasil, Paysandu, Botafogo (SP), Boa Esporte e Lviv.
Além do Lviv, na Ucrânia, ele atuou pelo Dnipro, antes de ser negociado com o Paok, da Grécia, clube ao qual pertence e defendia antes de ser emprestado ao Shakhtar.