O que diz a Fifa sobre o título mundial do Palmeiras ?

Entidade máxima do futebol mundial, a Fifa não tem uma posição concreta em relação ao título mundial do Palmeiras de 1951. Ao invés de oficializar ou não a conquista palestrina, a organização ora diz uma coisa ora diz outra.

Após correr atrás e tentar o reconhecimento junto a entidade durante um tempo, o Verdão finalmente recebeu, em 2007, um fax do secretário-geral Urs Linsi em que concordava com a demanda e até atendia ao pedido do Alviverde.

Sete anos depois, em 2014, nas vésperas da Copa do Mundo do Brasil, Aldo Rebelo, então ministro do Esporte, fez o pedido diretamente ao então secretário-geral Jérôme Valcke, que respondeu positivamente à demanda, desta vez por e-mail. Contudo, assim como da primeira vez, o reconhecimento de fato não aconteceu.

O cenário mudou em 2017, quando a Fifa resolveu ir contra as suas próprias declarações via fax e e-mail. A organização passou a reconhecer publicamente como campeões do mundo somente os clubes que venceram a antiga Copa Intercontinental e o atual Mundial.

Todavia, antes do duelo do Verdão contra o Chelsea, na final do torneio no início deste ano, a mesma Fifa fez uma matéria com o atacante Rony, com a seguinte pergunta: “Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada. A oportunidade de superar seu maior rival (em número de títulos) te dá uma motivação extra?”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Portanto, não há uma posição oficial da entidade em relação a uma das conquistas mais importantes do futebol brasileiro.

Verdão ganhou uma quase Copa do Mundo da Fifa

Na época da conquista da Taça Rio, não havia sequer o interclubes, criado somente em 1960. E o torneio também nem tinha esse propósito, tendo, inclusive, uma dimensão maior.

O objetivo da Taça Rio – organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e com o aval da Fifa – era recriar a Copa de 1950 que o Brasil perdeu de maneira trágica. O desejo era devolver a alegria ao povo brasileiro com a conquista de um campeonato mundial e foi justamente isso que aconteceu.

Em disputa contra Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Estrela Vermelha (Sérvia), o Verdão levou a melhor numa conquista teve caráter e celebração de todo o país como em uma Copa do Mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.