Ex-Palmeiras que destruiu o Santos anuncia aposentadoria
Na última sexta-feira, o atacante paraguaio Lucas Barrios anunciou a sua aposentadoria do futebol, aos 37 anos. Ex-atleta do Palmeiras, teve participação direta no título da Copa do Brasil em 2015.
Após passagens por diversos clubes do futebol mundial, o jogador definiu que irá ficar longe dos gramados. Em solo brasileiro, também defendeu o Grêmio.
“Queria comunicar a todos os meus seguidores que chegou a hora que nunca se imaginou, de dizer adeus ao futebol profissional, foram 20 anos dando o máximo em cada lugar que estive, as coisas podem ir bem ou mal mas sempre dando tudo provar por muitos anos o profissionalismo que cada instituição mereceu”, disse o ex-atleta em seu Instagram.
Em 2015, o Verdão derrotou o Santos na grande decisão do torneio nacional. Derrota por 1 a 0 na Vila Belmiro e vitória por 2 a 1 no Allianz Parque. A disputa se encaminhou para as penalidades e o Alviverde levou a melhor. No torneio em questão, Barrios foi titular e peça chave para o triunfo.
O primeiro gol de Dudu no jogo de volta da final nasce com um belo pivô de Barrios para cima de Werley, zagueiro do Santos. Na sequência do lance, Robinho rola para o ”baixola” colocar nas redes.
No futebol europeu, sua principal equipe foi o Borussia Dortmund, onde chegou a colocar o polonês Robert Lewandovski no banco de reservas. Por lá, são 109 jogos, 49 gols e 17 assistências (segundo o site Transfermarkt).
Seu último clube antes da aposentadoria foi o Patronato, da Argentina. Na equipe, teve três gols marcados em quinze jogos nesta temporada.
Passagem de Barrios no Palmeiras
Pelo Palmeiras, Barrios teve 44 jogos e 13 gols marcados. São dois títulos na conta do atleta pela equipe Alviverde: Copa do Brasil 2015 (como titular) e Campeonato Brasileiro 2016 (como reserva).
Seu jogo de maior destaque no Palmeiras foi diante do Fluminense, pelo Brasileirão de 2015, no Maracanã. O Palmeiras venceu os cariocas por 4 a 1, com um hat-trick do atacante.
Após sua saída do clube paulista, Barrios obteve sucesso pelo Grêmio, de Porto Alegre. No tricolor gaúcho foi vencedor da Copa Libertadores da América de 2017.