Torcedor do Verdão tem fortes motivos para crer na classificação contra o Athletico
Na noite desta terça-feira (6), às 21h30, o Verdão encara o Athletico pela partida de volta das semifinais da Copa Libertadores. Em desvantagem no confronto após a derrota por 1 a 0 na ida, na Arena da Baixada, o Palmeiras aposta no histórico de viradas no torneio continental para avançar à final.
Pegando exemplos de viradas em semifinais, em 1999, ano do primeiro título do Alviverde na competição, foi necessário reverter a derrota por 1 a 0 contra o River Plate, na Argentina, para chegar na grande decisão. No Palestra Itália, o Palmeiras fez 3 a 0, com gols de Alex (2x) e Roque Júnior e eliminou o time ‘hermano’.
No ano seguinte, novamente na semi, foi a vez de eliminar o Corinthians pela segunda oportunidade consecutiva. Na ida, o rival venceu por 4 a 3. Já na volta, o Palestra fez 3 a 2, levou a decisão para as penalidades e triunfou com a defesa histórica de São Marcos na cobrança de Marcelinho Carioca.
Pelas oitavas de final de 2001, em outro confronto nacional, o Verdão bateu o São Caetano por 1 a 0 e também avançou nos pênaltis depois de ter perdido o primeiro jogo pelo mesmo placar.
Virada mais emblemática do Verdão na Liberta
A desvantagem mais importante superada pelo Palmeiras em sua história foi na final de 1999, contra o Deportivo Cali.
Na primeira partida da grande final, na Colômbia, os comandados de Luiz Felipe Scolari perderam por 1 a 0, e saíram atrás nos 90 minutos iniciais da eliminatória.
Todavia, na volta, o Verdão mostrou a sua força no Palestra Itália, fez 2 a 1, com gols de Evair, de pênalti, e Oséas, e levou a decisão para as penalidades.
Na última cobrança, Zapata partiu, bateu para fora, e o Palmeiras conquistou a primeira taça da Liberta de sua história.