Técnico aponta que presidente do Palmeiras foi desleal
Um dos maiores treinadores da história do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo afirmou ter sido demitido sem justificativas na última passagem que teve pelo clube, em 2020. Em entrevista ao programa “Reis da Resenha”, da Jovem Pan, o treinador fez duras críticas ao ex-presidente Maurício Galiotte, a quem apontou como responsável pela sua saída.
“Sai liderando toda a competição (Libertadores). Não tinha perdido nenhuma. Tem que perguntar para o presidente Galiotte (o motivo da demissão). Ele tem que ter uma justificativa”, disse.
Luxa revelou que soube através de Edu Dracena, antigo assessor técnico do Verdão, que somente Maurício não quis a sua permanência. Para ele, faltou lealdade por parte do ex-mandatário alviverde na oportunidade.
“Fiquei muito chateado. Achei que o presidente não foi leal comigo. (Faltou) Justificar o por quê que mandou embora. Fiz alguma coisa errada? Roubei, presidente? Tem que perguntar para ele. Até hoje eu não entendi. Fiquei chateado, mas ficou para trás”, completou.
Última passagem de Luxemburgo pelo Palmeiras
Luxa foi contratado pelo Verdão em 2020, após uma temporada anterior frustrante, para fazer o time jogar um futebol mais ofensivo e utilizando garotos da base.
No começo de seu trabalho, conquistou a Florida Cup e o Campeonato Paulista, um título que o clube não ganhava desde 2008, curiosamente sob o seu comando na época.
Apesar das duas taças erguidas, os 20 jogos de invencibilidade alcançados e a liderança na primeira fase da Libertadores, as críticas ao desempenho da equipe eram constantes por parte dos torcedores palestrinos e da imprensa. Os resultados não condiziam com o que era apresentado em campo.
A realidade veio à tona nas três derrotas consecutivas para Botafogo, São Paulo e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, suas últimas partidas no comando do time. Contra o Coxa, a derrota por 3 a 1 em pleno Allianz Parque foi a gota d’água.
Luxa encerrou sua quinta passagem pelo Palmeiras com 36 jogos, sendo 17 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.