Luxemburgo revela como ajudou o Palmeiras a ganhar a Libertadores de 2020

O Palmeiras vem em uma grande sequência de títulos importantes desde 2020, quando Abel Ferreira assumiu o clube e comandou o elenco para o bicampeonato seguido da Copa Libertadores da América e a taça da Copa do Brasil. Porém, o primeiro ano de contrato, o português não chegou ao começo da temporada, dando continuidade no trabalho de Vanderlei Luxemburgo.

O veterano treinador brasileiro tinha vencido o Paulistão de maneira impressionante contra o Corinthians, dando moral ao time, além de ter provocado algumas mudanças que foram importantes para o desenvolvimento do plantel do time. Em entrevista ao programa Reis da Resenha, da rádio Jovem Pan, Luxemburgo descreveu as mudanças mas elencou uma das maiores, recuar Felipe Melo.

“Essa foi a grande sacada. Eu falava assim: ‘o Felipe Melo toma muito cartão amarelo por que?’ Porque ele já não consegue chegar no meio de campo, com aquele tamanhão dele, com aquele peso dele. Vai chegar sempre atrasado (nas divididas). Falei: ‘vou trazer ele um pouco para trás, porque é só você recuar um pouquinho que ele vai ver o jogo de frente’“, conta Luxa.

“E aí eu tive uma saída de bola excelente. Quantos gols eu fiz com saída de bola e lançamentos em diagonal“, completou o ex-treinador do Palmeiras. O volante atuando na zaga deu certo e ajudou o Verdão à terminar aquele ano de maneira vitoriosa. Confira a fala completa:

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Quem recuou Felipe Melo no Palmeiras?

Apesar de Luxemburgo tomar os créditos pela ideia de recuar Felipe Melo, outro treinador já tinha utilizado o volante mais recuado anteriormente. Cuca, em 2017, usou o jogador dessa forma no Palmeiras:

“Esse é um tema que eu conversei com o Felipe. Ele já fez esse trabalho contra o Internacional, na Copa do Brasil, e foi muito bem. Tem o controle da posição, sabe se posicionar muito bem, tem liderança. Penso, sim, nele como zagueiro também, até pela dedicação que está demonstrando nos treinamentos”, disse o atual treinador do Galo na época que fez a mudança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.