Palmeiras ganharia a Champions League se jogasse na Europa?
Melhor time do continente sul-americano das últimas duas temporadas, o Palmeiras de Abel Ferreira levanta alguns debates. Um deles é em relação a um suposto desempenho do time no futebol europeu, nas principais ligas, inclusive, na Champions League, a maior competição de clubes do mundo.
Obviamente, não há como fazer uma projeção justa, já que as equipes sul-americanas só medem forças com os europeus uma vez por ano, no Mundial de Clubes da Fifa.
Entretanto, através do Soccer Power Index (SPI) da ESPN, é possível ter uma noção de como seria o desempenho dos brasileiros no velho continente.
O SPI é um ranking que utiliza quatro fatores de análise: coeficiente de competitividade, classificações ofensivas e defensivas com base nos resultados, classificações ofensivas e defensivas dos atletas e uma classificação que cruza esses dois últimos itens. A partir disso, um rating é gerado para cada time.
Os dados levam em consideração os resultados dos últimos quatro anos, com o jogo mais recente tendo peso quatro e o mais antigo um.
Palmeiras não teria chances na Champions
Segundo o SPI, o Verdão tem um rating de 65.4, o segundo maior do país – atrás somente do Flamengo, que tem 68.4.
Essa pontuação, porém, não seria suficiente para o Alviverde se classificar para a Liga dos Campeões através das principais ligas europeias.
Na Premier League (Inglaterra), o time seria 15º colocado; na La Liga (Espanha), 12º; na Bundesliga (Alemanha), 13º; na Ligue 1 (França), 8º; e na Seria A (Itália), 9º colocado;
Além disso, o Palestra fica muito distante dos principais candidatos ao título da Champions: Manchester City (92,3), Real Madrid (86,2), PSG (88,7), Inter de Milão (82.2) e Bayern de Munique (91.8).