5 times que mais dão oportunidades para os seus jogadores da base

Segundo um estudo recente do CIES Football Observatory, o São Paulo é o clube do Brasil que mais oportunidades deu para atletas provenientes de suas categorias de base no atual Campeonato Brasileiro. Os números divulgados ilustram um compromisso notável do clube paulista: 16 jogadores oriundos de sua base já pisaram nos gramados em 33 confrontos, acumulando uma média impressionante de 36,5% dos minutos em campo.

O Corinthians segue de perto, proporcionando 33,9% do tempo de jogo para seus jovens talentos, seguido por Fluminense (28%) e Athletico (27%). Contudo, a pesquisa evidencia disparidades entre as equipes. O Santos, apesar de ter oferecido oportunidade a 15 jogadores em 34 partidas, registra uma média de minutos significativamente menor, apenas 23,4%.

Por outro lado, clubes como Bragantino, Bahia e Goiás têm sido menos propensos a lançar mão de suas promessas da base, enquanto o Fortaleza destaca-se por não ter promovido nenhum jovem atleta no torneio.

Globalmente, o Dínamo de Kiev lidera o ranking, acumulando expressivos 82,9% dos minutos para seus jovens. Em uma escala mais ampla, o São Paulo figura na 62ª posição, demonstrando a competitividade na promoção de talentos ao redor do mundo. Nas principais ligas europeias, o Athletic Bilbao lidera com 68,9%, enquanto na América do Sul, o Envigado, da Colômbia, se destaca com uma média de 67,8%

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Palmeiras recebe sondagens por promessa da base

Segundo informações da ESPN, o jovem Luighi, de 17 anos, é um dos destaques da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 na Indonésia e tem chamado a atenção de olheiros internacionais, com equipes italianas demonstrando interesse em sua contratação.

Embora reserva, o jogador das categorias de base do Palmeiras tem se destacado, contribuindo de maneira crucial para o desempenho da equipe no torneio. Utilizado em todas as partidas do Brasil até o momento, Luighi acumula dois gols em quatro jogos, sendo seu último tento fundamental para a vitória por 3 a 1 sobre o Equador nesta segunda-feira, assegurando a classificação brasileira para as quartas de final.

Muito por conta disso, ainda de acordo com a ESPN, o Verdão descarta, no momento, qualquer intenção de venda, apostando no potencial da jovem promessa e acreditando em seu desenvolvimento nos próximos anos.

Comentários estão fechados.